Fale Conosco

Episódio IX - Construa Brasil

Episódio IX - Construa Brasil

Imagem de BIM

Em 2018 o governo federal iniciou um esforço monumental, e de longo prazo para melhorar a indústria da construção civil no Brasil. Desde então inúmeros planos e ações foram instalados e executados para alcançar os objetivos. Os esforços iniciados em 2018 já apresentam resultados positivos, como podemos ver na evolução do PIB da construção civil no país, crescendo 9.7% em 2021 frente a uma queda inicial acentuada no primeiro ano da pandemia. Nop entanto este crescimento é o maior dos últimos 12 anos.

Agora o governo lança mais uma etapa do projeto, o Construa Brasil. São três temas distintos para melhorar o ambiente de negócios da construção e toda sua cadeia produtiva.

Imagem de BIM

Até hoje a indústria da construção enfrenta um labirinto de códigos, alvarás, licenças e se afoga em documentações e processos intermináveis. O primeiro tema a ser debatido pelo projeto será exatamente este. Facilitar o início das obras, que geram milhões de empregos diretos e indiretos. Aquecendo a economia.

Imagem de BIM

Outro ponto importante do projeto é sobre a digitalização. Transformações digitais tomaram conta das maiores economias nas últimas duas décadas, e isto se refletiu também na indústria da construção destes países. O Brasil iniciou a corrida pela transformação digital na construção civil relativamente tarde, mas isto também deu outra vantagem, a tecnologia está madura. Este tema é o segundo passo para que a digitalização acelere sua entrada e disseminação na construção civil, já a partir do próprio governo.

Imagem de BIM

A construção civil no Brasil ainda é muito artesanal. O Projeto Construa Brasil tem como terceiro tema a industrialização do setor. Metas calcadas em incentivos serão criados para que possamos construir mais rápido, com mais qualidade, e mais segurança, permitindo uma rápida expansão do setor no país, e alavancando com isto, a expansão industrial de outros setores ligados à construção civil, como máquinas e equipamentos, insumos, aço e tecnologia embarcada, como o BIM.

E por falar em BIM, conheça as metas do projeto:

Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE)

Cada cidade atualmente tem seu próprio código de obras, amparado pela legislação vigente. Grandes municípios e alguns estados já padronizaram e até aproximaram seus códigos. Isto dá celeridade para o processo construtivo.

Melhoria do Processo de Concessão de Alvará para Construção

As empresas de arquitetura, engenharia e construção enfrentam uma “via crucis” para iniciar qualquer projeto. São inúmeras licenças, alvarás e documentos, em todas as instâncias do governo, e órgãos competentes. Eliminar a lentidão e o engessamento burocrático no setor é outro ponto que traria uma enorme agilidade para início das obras, e como consequência, movimentará a economia e acelerará a geração de empregos. A intenção é integrar os processos municipais, estaduais e federais.

Difundir o BIM e seus Benefícios, Apoiar Ações de Estruturação do Setor Público para a Adoção do BIM, Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM, Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM

Aqui temos três metas em uma. O representa mais que uma evolução natural projetual, podemos considerar como revolução digital na maneira de entregar, e na capacidade das entregas projetuais. Governo federal considera o BIM como a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Exatamente por isto, difundir seu uso, estruturar o setor público e dar capacidade do setor privado evoluir igualmente é crucial.

Identificar e Adequar o Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular

Há décadas países europeus (muito por necessidades pós guerras) vem industrializando a construção civil. São construções modulares, processos automatizados e inúmeras tecnologias, que além de aumentar a velocidade da execução das obras, melhora também sua qualidade, e facilita sua manutenção. Assim, normatizar a coordenação modular passa a ser uma prioridade para o governo federal, que trará também inúmeros benefícios a outros setores da indústria brasileira.

Incentivo à Construção Industrializada

Este incentivo à indústria da construção é parte de um processo que começa na desburocratização. Tudo que demanda agilidade demanda respostas rápidas da indústria. Se queremos construir rápido, podemos fazer isto apenas com módulos industrializados de construção. O parque tecnológico brasileiro necessita de evolução constante, bem como é preciso manter a capacidade produtiva o menos ociosa possível, gerando emprego e renda. O governo entende que facilitar e incentivar a industrialização da construção trará uma evolução das nossas indústrias na mesma proporção que irá facilitar as construções.

 

No próximo episódio: Iniciativas legais de municípios e estados para adoção do BIM

 

#bim #bimcoordination #revit #architecture #construction #design #navisworks #engineering #buildinginformationmodeling #mep #bimmanagement #autodesk #bimspecialist #bimcoordinator #bimmodeling #coordination #dmodeling #buildingdesign #technology #bimconsultant #bimservices #innovations #vdc #mechanical #bimobject #team #construcci #vec #engenharia #arquitetura #generativedesign #designgenerativo #revit #vectorworks #autocad #archicad #dynamo #dynamobim #grasshopper #structures #estruturas

Gostou? compartilhe!